sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SBCT - ASSINADO ACORDO QUE GARANTE AMPLIAÇÃO

AE Notícias

O vice-governador Orlando Pessuti assinou, nesta sexta-feira (5), o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, Infraero e prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O acordo dará prosseguimento à construção de nova pista no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Também será elaborado o plano diretor e feitos os estudos de impacto ambiental e social.
"Esta pista é algo que almejamos há mais de 20 anos. O nosso aeroporto já atende às necessidades da Copa do Mundo, em termos de transporte de passageiros, principalmente com os investimentos que vão ser feitos, mas a terceira pista, com mais de 3 mil metros de comprimento e toda sua infraestrutura, permitirá termos voos internacionais direto para a Europa", afirmou Pessuti.
Com a nova pista, será aumentada a capacidade de movimentação de aeronaves. "Vai possibilitar a ampliação do transporte de carga e também receber voos transcontinentais", explicou o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza. "Todo o Estado precisa desta pista, não é luxo, é necessidade", afirmou Valmor Weiss, coordenador do Grupo de Trabalho do Aeroporto Afonso Pena.

Segundo Barboza, a região onde se encontra o aeroporto estar a quase mil metros de altitude e é necessário mais espaço para trabalhar com aeronaves de maior peso. "Este é um projeto não apenas para São José dos Pinhais, mas para todo o sul do Brasil", destacou o prefeito Ivan Rodrigues.
De acordo com Barboza, a ampliação já era planejada pela Infraero, mas com a obtenção de recursos via governo federal, as obras serão antecipadas. "Pretendemos envolver ainda as universidades, para que se crie na região uma competência na área de engenharia aeroportuária", adiantou.
Barboza explicou que o próximo passo são os estudos de impacto ambiental e social. "Hoje, o nível de ruído é de grande importância nos projetos de novas pistas a fim de preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas que moram no entorno do aeroporto".