sábado, 16 de abril de 2011

16-04-11 - NEVOEIRO CAUSA TRANSTORNOS NO AFONSO PENA

 













O nevoeiro que atingiu a Região Metropolitana de Curitiba neste sábado (16) causou o atraso ou cancelamento de mais de 85% dos vôos previstos para decolar do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.   
Segundo Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto ficou fechado desde as 20h20 da noite de ontem e reabriu para pousos e decolagens apenas às 8h40 desta manhã.
Com o aeroporto fechado vários voos foram cancelados e passageiros precisaram dormir no saguão, aguardando o embarque. De acordo com a Infraero, da meia-noite até as 16h deste sábado 18,8% dos voos previstos para partir haviam sido cancelados. A Infraero registrou também atrasos em quase 70% dos voos: dos 69 voos com decolagem prevista, 47 tiveram atrasos superiores a 30 minutos.
No início da tarde, passageiros que chegaram pela manhã ao aeroporto ainda aguardavam o embarque. Por volta das 14h30, as empresas aéreas realizavam a partida de voos inicialmente previstos para 8h28, 8h32 e 8h58 da manhã.
Este é o caso de Andressa Pedersetti, que viajava com a família para Fortaleza e estava no aeroporto desde as 5 horas. O voo dela estava previsto para sair às 6h10, mas foi cancelado por causa das condições climáticas. Com o cancelamento, ela conseguiu o embarque apenas para as 15h35.
O transtorno ainda foi agravado pelo fato de que Andressa faria conexão no Rio de Janeiro. “Nós deveríamos chegar a Fortaleza meio-dia e agora vamos chegar lá pelas nove da noite”, reclamou. Segundo ela, o prejuízo não foi perder apenas o dia de férias, mas também a diária do hotel em Fortaleza, que já havia sido paga com a previsão de chegada pela manhã. “Estou bem cansada. Mas não há o que fazer, é o clima.”
Situação parecida vivia Anna Grisolia, que estava no aeroporto desde a manhã para acompanhar o filho João Francisco, de seis anos, que viajaria desacompanhado para visitar o pai em São Paulo. Ela conta que o voo com destino a Congonhas estava previsto para sair as 10h55 e as 14h30 ainda não havia partido. “Pela manhã o voo nem aparecia no painel, nem como previsto, nem como cancelado”, reclamou.
Anna conta que pela manhã o saguão de embarque estava lotado e até na chegada ao aeroporto não havia como deixar o carro. “Não havia espaço para estacionar o carro e o salão de embarque estava lotado, não havia como ver o que acontecia um metro à frente”,
Texto:Karla Losse Mendes / paraná on line.com.br
Foto:Runway15

 

Nenhum comentário: