Olá a todos.
Começamos aqui a primeira de uma série de reportagens sobre o Aeroporto Afonso Pena.
O assunto de hoje é a polemica 3a pista com mais de 3000 metros. Durando o anuncio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) falou-se nesta pista, porém investigamos que o projeto existe desde a construção do novo terminal em 1996. Além disse se visualizarmos o mapa no Google Maps no modo "Map" existe até o desenho da pista!
Hoje o SBCT está em movimentação muito a frente de Brasília, Porto Alegre e outras grandes Capitais, justamente pela atividade cargueira que poderia ser muito maior se existisse uma pista maior do que os 2215 x 45 metros atuais da pista 15/33. E o pior disso tudo é que até o terreno onde se pretende construi-la, já faz parte do terreno aeroportuário, ou seja, não será necessário desapropriar casas e comprar mais espaço. Está lá, somente com mato em cima...
É o que nos diz a imagem abaixo:

É triste saber que poderia ser muito melhor. Hoje os cargueiros que operam no SBCT com grandes aeronaves, Cargolux e World Cargo(Lufthansa Cargo) com 747-400 por exemplo não podem decolar com o compartimento de cargas lotado e com combustível para chegar a Europa.
São duas opções, decola com mais que combustível e sem carga para chegar a Dakar como escala, ou decola com pouco combustível, vai até Campinas para poder seguir a diante.
Muitos empresários que desejam fazer exporatações no SBCT, simplismente não conseguem, tem que enviar as suas mercadorias para Campinas e de lá embarcar, aumentando o custo e o tempo de entrega.
Atualmente a Infraero e o Governo Federal apenas dizem sobre um leve aumento de 400 metros na pista principal, e a reforma do patio de aeronaves.
Esperamos que tenham gostado desta matéria. Em breve muito mais, aqui no SBCT News.