segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SBCT News Investiga: A Terceira Pista.

Olá a todos.
Começamos aqui a primeira de uma série de reportagens sobre o Aeroporto Afonso Pena.
O assunto de hoje é a polemica 3a pista com mais de 3000 metros. Durando o anuncio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) falou-se nesta pista, porém investigamos que o projeto existe desde a construção do novo terminal em 1996. Além disse se visualizarmos o mapa no Google Maps no modo "Map" existe até o desenho da pista!
Hoje o SBCT está em movimentação muito a frente de Brasília, Porto Alegre e outras grandes Capitais, justamente pela atividade cargueira que poderia ser muito maior se existisse uma pista maior do que os 2215 x 45 metros atuais da pista 15/33. E o pior disso tudo é que até o terreno onde se pretende construi-la, já faz parte do terreno aeroportuário, ou seja, não será necessário desapropriar casas e comprar mais espaço. Está lá, somente com mato em cima...
É o que nos diz a imagem abaixo:



















É triste saber que poderia ser muito melhor. Hoje os cargueiros que operam no SBCT com grandes aeronaves, Cargolux e World Cargo(Lufthansa Cargo) com 747-400 por exemplo não podem decolar com o compartimento de cargas lotado e com combustível para chegar a Europa.
São duas opções, decola com mais que combustível e sem carga para chegar a Dakar como escala, ou decola com pouco combustível, vai até Campinas para poder seguir a diante.
Muitos empresários que desejam fazer exporatações no SBCT, simplismente não conseguem, tem que enviar as suas mercadorias para Campinas e de lá embarcar, aumentando o custo e o tempo de entrega.
Atualmente a Infraero e o Governo Federal apenas dizem sobre um leve aumento de 400 metros na pista principal, e a reforma do patio de aeronaves.

Esperamos que tenham gostado desta matéria. Em breve muito mais, aqui no SBCT News.

8 comentários:

HC disse...

Gostei da primeira matéria!!
=D

Tenho uma raiva da Infraero.. :@
tem que fazer esta pista logo!!
HAHAHAHA

abraço

Unknown disse...

UHAUAH concerteza, ta demorando....

Unknown disse...

Pena que tudo neste pais depende de politicagem!

Alexander de La Rue disse...

Muito boa e providencial a matéria, porque é uma VERGONHA o SBCT ter a sua expansão limitada por falta de pista.

Só tenho uma dúvida se o local destinado à pista de 3.300m não tem residências atualmente.

Renan disse...

Ótimo artigo! =D

Adicionei no meu feed! ;D

(É o Helix)

mauricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mauricio disse...

Ola,
Lendo algumas reportagens sobre o Afonso Pena e a novela da extencao da pista, cheguei a seguinte conclusao; Para que o Afonso Pena passe a operar com voos diretos da europa, o problema nao gira so ao redor da Pista. Veja Bem, Curitiba por ela so, na eh um roteiro turistico para Europeus...Capital Ecologica? So what? Sidney na Australia eh tao ecologica quanto Curitiba e para um Europeu em termos de custo nao mudaria muito! Nao temos um receptivo na cidade, nao temos um aeroporto decente, nao temos muitos pontos turisticos e tudo que se tem pra ver em Ctba se ve em 2 dias! Na gastronomia, nao da pra querer tratar um Europeu a base de Churrasco e Pizza todo santo dia da? Nossas praias sao completamente imundas, sujas e abandonadas com esgoto a ceu aberto e sem nenhuma infra estrutura!Nao da pra dizer tambem que o passeio de trem para Paranagua seria um atrativo! O trajeto eh interessante mas quando chega em em Morretes, Antonina ou Paranagua parece que desembarcou no Haiti e da vontade de correr pra dentro do trem novamente! Como Hub seria outro desastre! Quantos voos saem de Curitiba para paises do Mercosul? Quantas horas um passageiro teria que esperar para pegar uma coneccao digamos que para Florianopolis ou Foz do Iguacu? Teria que encarar um onibus depois de 11 horas de voo? Sou muito mais a favor de um voo da Tap para FOZ onde turisticamente falando eh mais atrativo! E ai se algum turista quizer conhecer a Capital Ecologica e receber nosso cartao de visitas sendo assaltado no taxi na avenida das Torres a caminho do aeroporto ou ter sua carteira roubada na rua XV eh opcao dele, eh so pegar um voo domestico e se virar, porque receptivo nao tem!
MF

luiz2009 disse...

Bem, nao concordo praticamente com nada do você falou Mauricio, é uma pena que você pense assim pois essa não é necessariamente a realidade, para você ter uma idéia, ano passado Curitiba movimentou em seu aeroporto, mais gente que muitas capitais do nordeste, turísticas, vá ao site da Infrazero e comprove.
Quanto a pista ela é importante muito mais para o transporte de cargas e nisso você não falou, só desceu a lenha no estado e em Curitiba o que me leva a deduzir que você não é daqui e se for, é um Curitibano típico, como eu, que não vê o que Curitiba é hoje, o quarto PIB do país, com um aeroporto insuficiente. Não sei, mas creio que as operações no Afonso estão até perigosas, vide a grande movimentação. Sei de algumas situações de risco que o aeroporto está passando, por falta de pátios e pistas condizentes, quem sabe quando uma m.... acontecer alguem venha e tome providências, quem sabe o Paulo Bernardo, que não faz absolutamente nada pelo Parana e ainda vai querer ser condidato a governador,. Tenha santa paciência.